Thiago Ramil e Dona Conceição

Teatro Túlio Piva

14 de agosto de 2025

THIAGO RAMIL e DONA CONCEIÇÃO apresentam: GOSTO
Show de lançamento do álbum em celebração ao encontro dos músicos

Depois de um processo transformador e generoso de criação conjunta, Thiago Ramil e Dona Conceição sobem ao palco do Teatro de Câmara Túlio Piva no dia 14 de agosto, às 20h e às 21h30, para apresentar ao público o show de lançamento do álbum GOSTO, em celebração ao encontro artístico dos músicos.

O trabalho, que será lançado oficialmente nas plataformas no dia 8 de agosto, é fruto de um encontro potente e transformador. Em GOSTO, Thiago e Dona se debruçam sobre os temas do afeto, do prazer e do amor como formas de resistência e reinvenção em tempos duros.

Nas palavras dos próprios artistas, o álbum é um manifesto amoroso; uma escolha política que aposta no caminho da ternura, da escuta e da sensibilidade. A partir de composições conjuntas como Insistir em Acreditar, eles convidam o público a desacelerar, ser cafona, sofrer, sentir, e lembrar que o afeto é uma força que nos move e nos mantém vivos.

No palco, os artistas estarão acompanhados pelos músicos Bruno Coelho e James Oliveira (percussões), Bruno Vargas (baixo elétrico), Gabriel Gorski (guitarra) e Lucas Fê (bateria). O naipe de sopros será formado por Cleômenes Junior (sax alto e flauta transversa), Sabryna de Faria (trombone), Stefania Johnson (flauta transversa) e Tomás Piccinini (sax barítono, sax alto e flauta transversa).

Sobre os artistas:

Thiago Ramil é músico, compositor, produtor e recebeu diversas premiações e indicações a prêmios nacionais e internacionais. Com destaque para a indicação ao 17 Latin Grammys (Las Vegas/EUA 2016), para a premiação de Melhor Autor/Compositor da Região Sul no Prêmio de Profissionais da Música (Brasília 2023) e para as premiações no Açorianos de Música (Artista Revelação, melhor Compositor, melhor Intérprete) e no Açorianos de Dança (duas vezes premiado por melhor Trilha Sonora). Com quatro álbuns lançados, Leve Embora (2015); EmFrente (2018); O sol marca o andar o tempo e a imensidão do universo (2021); e Sereno Canto (2023), recebeu premiações e viajou a diversos Estado Brasileiros e para outros países. Esteve presente em listas de melhores álbuns do ano nas plataformas digitais e vem consolidando sua carreira a partir da formação de um público vinculado e envolvido com seu trabalho. Atua também como músico no projeto Casa Ramil, que reúne integrantes da família Ramil, a qual conta com importantes nomes da Música Popular Brasileira, como Kleiton e Kledir e Vitor Ramil. O projeto lançou um álbum ao vivo – Casa Ramil (2023) e no repertório constam canções de Thiago, além de outros compositores da família.

Dona Conceição é cantor, percussionista, compositor, poeta, cineasta, ator e performer, Dona Conceição vem da cidade de Alvorada, cidade periférica localizada na região metropolitana de Porto Alegre/RS para reafirmar a resistência e denunciar o racismo e o genocídio do povo negro, e também para trazer a cultura negra através da arte. Com apenas 15 anos, Dona Conceição idealizou e coordenou o projeto de inclusão social Nação Periférica, que ensinava percussão aos jovens da periferia de Alvorada. Na contramão das estatísticas contabiliza em seu passaporte carimbos da Europa e da América Central e, em sua casa, prêmios como o Troféu João Cândido – SEPPIR/PR (2013), 1º Prêmio da Diversidade Cultural do RS – SEDAC/RS (2014) e o Prêmio Carolina Maria de Jesus, promovido pela FLUP 2018 – Festa Literária das Periferias – RJ. Em 2018, fez sua estreia como diretor e roteirista de cinema, ao lançar seu primeiro filme de curta metragem “A máquina de moer pretos”, no Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe. Lançou em 2018 o disco Asé de Fala, com o qual ficou em 6º lugar na lista dos 100 melhores discos lançados naquele ano, promovida pelo site Embrulhador. Em 2020 recebeu o Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro, promovido pelo Instituto Trocando Ideias e Sedac/RS. Em 2021, lança seu segundo disco, Amor e Água, financiado pelo Natura Musical, através do edital Tem Preto no Sul.

Ficha técnica Gosto (álbum)
Dona Conceição – voz, vocais, timbal, congas, surdo, pandeiro, agogô, triângulo, palmas
Thiago Ramil – voz, vocais, cavaco, violão, palmas
Bruno Coelho – timbal, bongô, conga, bacurinha
Bruno Vargas – baixo elétrico
Duda Raupp – synths e eletrônicos
Gutcha Ramil – violino, rabeca, cuíca
James Oliveira – timbal, conga
Lorenzo Flach – guitarra
Lucas Fê – bateria

Arranjos por
Daniel Delavusca – Insistir em Acreditar e Despertador
Pedro Dom – Insistir em Acreditar, Instinto Love e Justos e Mortais

Sopros por
Cleômenes Junior – saxofone barítono, sax tenor, sax alto, flauta transversa (Insistir em Acreditar / Instinto Love)
Isac Costa Soares – trompete (Instinto Love)
Sabryna de Faria – trombone (Instinto Love)
Stefania Johnson – flauta transversa (Instinto Love)

Composições por Dona Conceição e Thiago Ramil
Produção musical por Thiago Ramil, Dona Conceição e Leo Bracht
Produção musical Faixas 2, 4, 5 e 10 por Duda Raupp
Produção musical Faixas 1 e 6 por Daniel Delavusca
Gravado no TRANSCENDENTAL áudio por Leo Bracht e Sofia Vidor
Mixado no TRANSCENDENTAL áudio por Leo Bracht
Masterizado por Felipe Tichauer no Red Traxx Mastering
Distribuição digital por Júpiter

Produção executiva – Gabriela Marluce
Assistente de produção do show – Daniele Rodrigues
Design gráfico e artes – Carol Rosa
Iluminadora (concepção e operação – show) – Isabel Ramil
Técnico de som do show – Lauro Maia
Fotografia do álbum – Elias Ficavontade
Fotografia do show – Afrovulto
Filmagem do show – Lucas Moraes
Redes sociais – Dride
Assessoria de imprensa – Bebê Baumgarten

Onde: Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575 – Cidade Baixa – Porto Alegre/RS)
Quando: 14 de agosto, quinta-feira, às 20h (ESGOTADO) e às 21h30
Classificação: 12 anos. Menores de 12 anos acompanhados por responsável.
Duração: 60 min
Apoio: Secretaria da Cultura de Porto Alegre
Financiamento: Fumproarte – Secretaria Municipal da Cultura – PMPA

INGRESSOS:

Ingresso Gratuito

Ponto de Venda:

Bilheteria Teatro de Câmara Túlio Piva
Aberta somente no dia do evento
Rua da República, 564 – Cidade Baixa – Porto Alegre/RS

Online: www.sympla.com.br/teatrodecamaratuliopiva

Informações:
www.teatrotuliopiva.com.br
www.instagram.com/teatrotuliopiva
www.facebook.com.br/opiniao.produtora
www.twitter.com.br/opiniao
(51) 3211-2838