100 Anos da Banda Municipal de Porto Alegre

Teatro Túlio Piva

28 de abril de 2025

CONCERTO ABRE A TEMPORADA QUE COMEMORA
OS 100 ANOS DA BANDA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

A Banda Municipal de Porto Alegre celebra, em 2025, um marco histórico: seu centenário. E para dar início oficial às comemorações, após o grande sucesso da apresentação no baile da cidade, na redenção, em comemoração aos 253 anos do aniversário de Porto Alegre, será realizado um grande Concerto de abertura da temporada festiva, no dia 28 de abril, às 20h, no Teatro de Câmara Túlio Piva.

A apresentação terá regência do maestro convidado Wilthon Matos e marca o começo de uma série de eventos que homenageiam os 100 anos da Banda — uma das mais antigas e importantes instituições culturais do Brasil.

Fundada em 1925, a Banda Municipal construiu uma trajetória sólida de dedicação à música, à formação de públicos e à valorização da cultura popular e erudita em Porto Alegre. A Temporada 2025 será totalmente voltada à celebração dessa história, com concertos especiais e atividades em espaços públicos.

A BANDA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

A estreia da Banda aconteceu no Theatro São Pedro, em 13 de junho de 1926 e, posteriormente, as apresentações passaram também a serem realizadas nas praças públicas, e no primeiro Auditório Araújo Vianna, então localizado onde se encontra hoje a Assembleia Legislativa. Em 1979, a regência foi assumida por Alcides Macedo, o “Macedinho”, e o grupo voltou a projetar-se no panorama musical, fazendo-se presente em retretas, solenidades e atos cívicos. Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, em 1988, a Banda foi incorporada a este órgão, subordinada ao Gabinete do Secretário.

Atualmente, em seu centenário, dirigida por Eliseu Rodrigues, a Banda Municipal de Porto Alegre, que é uma Banda de Concertos, faz parte da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realiza atividades musicais no Teatro de Câmara Túlio Piva e Teatro Renascença, além de Concertos para escolas, apresentações em atividades da Prefeitura de Porto Alegre e eventos para a população da capital.

O Concerto terá no repertório obras como:
– THE GATHERING OF THE RANKS AT HEBRON – David Holsinger
– HOMENAGEM À ZEQUINHA DE ABREU – Alexandre Travassos
– Oblivion – Astor Piazzolla | Solista: Fabiane Oliveira
– Suíte Pernambucana de Bolso – José Ursicino da Silva (Mestre Duda)

Onde: Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575 – Cidade Baixa – Porto Alegre/RS)
Quando: 28 de abril, segunda-feira, às 20h
Classificação: Livre

Ingresso Gratuito
Retirada online: https://www.sympla.com.br/teatrodecamaratuliopiva

Informações:
www.teatrotuliopiva.com.br
www.instagram.com.br/teatrotuliopiva
www.facebook.com.br/opiniao.produtora
www.twitter.com.br/opiniao
(51) 3211-2838